Museu histórico e cultural que abriga rico acervo pelos cômodos da casa construída em 1929. Seu proprietário foi responsável pelo processo de pacificação política após a Guerra do Contestado. O casarão mantém a luxuosa mobília e artigos de época, que por muitos anos foram utilizados por Joaquim e Sofia Domit, seus familiares e visitantes que frequentavam a propriedade, entre eles os governadores Hercílio Luz e Adolfo Konder, além do presidente Nereu Ramos. Cada detalhe preservado na grande casa amarela, somado aos fatos narrados por Roberto Domit, proporcionam uma volta ao passado, quando Valões ainda era um distrito de Porto União. Em tempos distantes, o casarão foi palco de importantes discussões políticas em âmbito municipal, regional e estadual.

Horário de atendimento:
Visitas por agendamento.